Teste de Triagem para Avaliação de Anticoagulante Circulante: Comparação de Diferentes Protocolos

OBJETIVO

Os anticoagulantes circulantes (ACC) são imunoglobulinas do tipo IgM, IgG ou IgA que se ligam a vários tipos de fosfolipídios aniônicos, incluindo cardiolipina, lecitina e fosfatidilserina. São chamados de inibidores não específicos da coagulação e interferem em várias provas de coagulação fosfolipídio-dependentes, como por exemplo, o Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPA), sendo este o teste de escolha para triagem de ACC.

INTRODUÇÃO

Comparar a freqüência de casos positivos de ACC através de dois protocolos diferentes de triagem, um com TTPA utilizando somente uma fonte exógena de fosfolipídios e outro com três fontes diferentes de fosfolipídios.

CASUÍSTICAS E MÉTODOS

Foram avaliados 63 pacientes com investigação de ACC utilizando somente cefalina como fonte de fosfolipídios e 79 pacientes com cefalina, tromboplastina diluída (dTP) e RVVT. Sempre que o TTPA apresentava-se prolongado era realizado estudo da mistura com pool de amostras normais e na persistência do resultado alterado a mistura era incubada 2 horas 37oC para ambos os protocolos. Os resultados foram comparados pelo teste de comparação binomial entre proporções (p<0,05).

RESULTADOS

A incidência de casos positivos de ACC utilizando uma fonte de fosfolipídios foi 7,94% e para três fontes foi de 24,05%, sendo significativamente superior no segundo grupo (p=0,0203).

DISCUSSÃO E CONCLUSÕES

Evidencia-se que a triagem de ACC com cefalina aliada a outras fontes alternativas de fosfolipídios, como a dTP e RVVT, ampliam a sensibilidade na identificação de casos positivos de ACC. A incubação a 37oC por 2 horas parece não influenciar os resultados de incidência para nenhum dos dois protocolos. Dessa maneira, recomenda-se padronizar a utilização de três fontes de fosfolipídios para triagem de ACC.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

RODGERS, G. M. Acquired Coagulation Disorders, In LEE, G.R. et al Wintrobe’s Clinical Haematology. 11ª ed. Willians & Wilkins, 2004.
TRIPLET, D.A . Lupus Anticoagulant Testing, In ROWAN, M. R. et al Advanced Laboratory Methods in Haematology. 1ª ed. 2002.

AUTORES

PILGER, D.A; FERNANDES,F.B.; SILVA, F.C.M.; GARCIA, S.; MOREIRA, T.; SCHWEIGER,A.P.
Laboratório Weinmann - Porto Alegre, RS
ffernandes@weinmann.com.br